Esta coleção é uma proposta pedagógica concebida para ser utilizada tanto na educação de jovens e adultos quanto no trabalho com alunos do ensino regular de 6ª a 9ª séries, de forma a prever a aprendizagem como um processo contínuo e progressivo.
Sua característica principal é ser instrumento de apoio ao processo de construção das competências necessárias ao aprendizado da linguagem oral - escuta e produção de textos - da linguagem escrita - leitura e produção de textos - e da análise linguística em situações e práticas pedagógicas organizadas em torno de diferentes usos e funções dos conhecimentos socialmente legitimados na atualidade.
Como ensinar o aluno a utilizar a linguagem na escuta e produção de textos orais e na leitura e produção de textos escritos, de modo a atender às múltiplas demandas sociais, responder a diferentes propósitos comunicativos e expressivos e considerar as diferentes condições de produção do discurso?
Como ensinar o aluno a utilizar a linguagem para estruturar a experiência e explicar a realidade?
Como auxiliar o aluno a analisar criticamente os diferentes discursos, até mesmo o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos?
Como auxiliar o aluno a conhecer e valorizar as diferentes variedades do português, procurando combater o preconceito linguístico?
Como ensinar o aluno a produzir textos de diferentes gêneros?
Como proceder para que os alunos usem os conhecimentos adquiridos por meio da prática de análise linguística para expandir sua capacidade de monitoração das possibilidades de uso da linguagem, ampliando a capacidade de análise crítica?
Como ajudar o aluno a escrever ortograficamente melhor?
Além disso esta proposta de trabalho implica uma perspectiva mais ampla do aprendizado, visando ao exercício de uma prática escolar comprometida com a interdependência escola/sociedade, com o objetivo de situar os alunos como sujeitos reflexivos e ativos no programa, no currículo, nas atividades e nos projetos desenvolvidos>
Afinal, educação de qualidade é um direito de todos os cidadãos, e garantir o exercício desse direito é um desafio que impõe, muitas vezes, decisões inovadoras.
|